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Diferença entre preço e valor

Diferença entre preço e valor

Este post irá te ajudar de forma rápida, resumida e objetiva a te explicar a diferença entre preço e valor. Você já teve dificuldade em entender como algumas empresas conseguem cobrar 20x ou até 50x mais caro e ainda vender bastante? É porque você ainda não compreendeu a diferença entre preço e valor. Continue lendo este post.

 

Qual é a diferença entre preço e valor?

A diferença entre preço e valor é que o preço é uma medida monetária de alguma coisa, valor é a importância que as pessoas dão a alguma coisa.

Para algumas pessoas, justifica pagar 20x ou até 50x mais em uma roupa ou uma bolsa, mas para outras, isso é um absurdo. Algumas pessoas veem valor em produtos vintage e pagam uma fortuna, enquanto outras acham um desperdício de dinheiro com algo velho e ultrapassado. Por isso, valor é sempre relativo e o preço acompanha este valor. Ele está relacionado a percepção que a pessoa tem sobre o seu produto ou serviço e também a valores intangíveis e emocionais.

Um outro exemplo, se um serviço te ajuda a ter menos estresse, preocupações e problemas, ele possui um valor agregado a mais, não é verdade? Dependendo do problema, quanto você estaria disposto a pagar? Tem coisas na vida que não tem preço, não é mesmo? Mas para algumas dessas coisas, uma hora ou outra, aparece um excelente empreendedor para te ajudar.

No caso do preço de uma consultoria, na maioria dos casos vale a pena contratar, porque uma empresa sempre tem espaço para melhoria de resultados e inovação. A empresa só precisa encontrar o parceiro certo para a sua situação atual e garantir que a conta feche, ou seja, a consultoria consiga se pagar e ainda consiga trazer resultados pra a empresa, pois consultoria é um investimento e não um custo. Concorda?

O que é Brand Book?

O que é Brand Book?

Em algum momento você de ter feito essa pergunta, O que é Brand Book? Mas antes de mais nada, você precisa saber o verdadeiro conceito de marca, recomendo que veja este meu outro post  O que é Marca e o que é Branding?

 

Ok, mas o que é Brand Book?

 

Brand Book é a tangibilização de todo o trabalho de posicionamento estratégico e de design visual da marca. Ele é um manual voltado para a orientação cotidiana de gestão de marca e comunicação corporativa. Ele serve como ferramenta para liderarinspirarvender a imagemcomunicar as ideias, crenças e valores da empresa tanto para clientes quanto para colaboradores e, também, para todos os demais stakeholders.

Portanto, auxilia na criação da Cultura da marca, alinhando toda a equipe. Ou seja, é o norte que deve ser seguido por toda a empresa, para juntos buscarem atingir a Visão através da Missão, utilizando os Valores e seguindo a Estratégia. Com isso, ajuda a construir valor para marca e a posicionar de maneira única na cabeça de seus clientes através de uma experiência surpreendente e não apenas um discurso ou uma promessa.

O que é Marca e o que é Branding?

O que é Marca e o que é Branding?

marca é a percepção do público sobre o valor de uma empresa e seus produtos e serviços. É a junção de valores tangíveis e intangíveis relacionados à cultura e ao propósito de um negócio, com o objetivo principal de se diferenciar e fidelizar os seus consumidores.

Portanto, a marca é o que o cliente sente, pensa e fala sobre ela, e não apenas um discurso ou um logotipo. É também o compromisso de entregar valor para os clientes, uma promessa para ser cumprida, um propósito a ser seguido.

Branding é um modelo de gestão empresarial que tem como foco mobilizar todos da empresa a construir valor para a marca (Brand Equity). Esse processo inclui estratégia de conceituaçãoplanejamentoposicionamento e gestão de todas as marcas da empresa. Sempre com o objetivo de se diferenciar dos concorrentes, cuidar da reputação e trabalhar a percepção de valor de todos os stakeholders. 

Ou seja, é diferente do Marketing a qual o objetivo é ganho de mercado (Market Share), mas acredito na união dos dois, a atuação externa, tangível e mais quantitativa do Marketing com a atuação interna, intangível e mais qualitativa do Branding.

4 ferramentas para te ajudar a jogar pra vencer

4 ferramentas para te ajudar a jogar pra vencer

Para aqueles que leram o post Você joga pra vencer ou deixa a vida te levar? E que desejam jogar pra vencer, compartilho 4 ferramentas estratégicas gratuitas para te ajudar a colocar em prática os seus objetivos. Durante o ano, vou atualizar este post para enriquecer o conteúdo cada vez mais ?

 

1 – Planejamento estratégico em 5 perguntas

Aspiração vencedora (Pensar grande)
Qual é a nossa aspiração vencedora? (Aquilo que a gente chama de sucesso)

Campos de atuação (Saber dizer não)
Em que campos queremos jogar? (Onde atuar para conseguir a aspiração vencedora)

Proposta de valor matadora (Conhecer muito bem o cliente)
Como vencer em cada um desses campos escolhidos? (Proposta única de valor validada)

Capacidades necessárias (Pensar sistemicamente)
Que capacidades precisamos ter para vencer? (Garantir que irá entregar)

Sistemas de gestão (Manter contato com a realidade)
Que sistema de gestão devemos ter? (É o que garante que estamos fazendo o certo)

 

2 – Círculo dourado

– Por que faz?
– Como faz?
– O que faz?

Variante David Alpa
– Por que você faz o que você faz?
– O como você faz possui algum diferencial? Qual?
– O que você ainda precisa melhorar e o que você pode começar a fazer hoje para ter mais resultados? 

 

3 – Missão, visão e valores


Visão: Onde você/empresa pretende chegar no futuro? (Sonho Grande)
Missão: Qual é a razão de ser da empresa no presente? (O que faz hoje)
Valores: São os princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões. (São os alicerces, é a base de tudo)

 

4 – Mapa estratégico BSC

O mapa estratégico BSC é um modelo de medição de desempenho estratégico desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton. Seu objetivo é traduzir a missão e a visão de uma organização em ações reais. Ele fornece uma visão integrada e balanceada, com uma relação de causa e efeito, que permite descrever a estratégia de forma clara, definindo objetivos, metas, indicadores e iniciativas, em cada uma das 4 perspectivas: financeira, mercado/cliente, processos internos e aprendizado/crescimento (pessoas). Isso pressupõe que a escolha dos indicadores para a gestão não deve se restringir a informações econômicas ou financeiras. Tudo começa com Aprendizado que é a base de tudo, depois o desenvolvimento dos Processos Internos necessários para alcançar o Mercado/Clientes. Para então, chegar ao resultado Financeiro.

 

Download do Mapa Estratégico BSC (Para impressão em A1)
http://bit.ly/BSC_MapaEstrategico

Exemplo de Mapa Estratégico BSC (objetivos)
https://consultfy.com.br/sobre/

Exemplo de Objetivos, Metas, Indicadores e Iniciativas
http://bit.ly/BSC_Exemplo_B4B

Situação atual: É o desempenho que você tem hoje.
Objetivo: É o que a estratégia define para ser alcançado.
Parâmetro: É a referência interna ou externa que comprova que é possível fazer o que deseja (Benchmark)
Lacuna: É a diferença entre a situação atual e o nível de desempenho definido.
Meta: É estabelecer o objetivo, valor e prazo para se alcançar um novo resultado a partir de uma Lacuna.
Indicador: É como será medido e acompanhado o sucesso do alcance do objetivo.
Iniciativa: É o que deverá ser feito para facilitar alcançar o objetivo.

 

Com carinho,
David Alpa, Diretor Executivo da B4B – Soluções Estratégicas
www.b4b.group

Você deseja jogar pra vencer ou deixar a vida te levar?

Você deseja jogar pra vencer ou deixar a vida te levar?

Você deseja jogar pra vencer ou deixar a vida te levar? Essa é uma pergunta muito importante.

Nós sabemos que só o desejo não basta, uma coisa que aprendi com a visão dos americanos é jogar pra vencer e não “deixar a vida me levar” como muitos brasileiros adoram, inclusive muitos cantam isso, com orgulho…

Mas isso não está relacionado ao fato de ser americano ou brasileiro, isso está relacionado ao conhecimento, habilidades, atitudes e entrega de resultados.

Para jogar pra vencer, precisamos ter clareza, posicionamento, visão de longo prazo, valores e muito conhecimento sobre o mercado e realmente entender a sua situação atual. Sabemos que não é fácil, mas também, se fosse fácil, todos iriam conseguir e rapidamente iria perder a graça, não é verdade?

Jogar pra vencer não é pra qualquer um, é preciso tomar decisões difíceis, é preciso ter clareza sobre o sonho, os objetivos, as metas, os indicadores e as iniciativas.

Quem joga pra vencer tem posicionamento, sabe se posicionar no mercado, entende o seu diferencial. Tem foco no resultado e, como você já sabe, foco é estar concentrado no objetivo final planejado, é dizer não para boas oportunidades, pois você está trabalhando e construindo algo muito maior que irá gerar oportunidades ainda maiores. Isto é, ter visão de longo prazo, pois as coisas demoram para acontecer e não nascem da noite pro dia, como mágica.

Os valores são os princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões. Eles são a base de tudo, eles irão construir a cultura e balizar a missão no presente para construir a visão do futuro.

Dois exemplos de valores que toda pessoa que joga pra vencer tem são:
Protagonismo: É ter responsabilidade pelos os próprios resultados, tanto os bons quanto os ruins, ou seja, é ser protagonista das suas escolhas, sem vitimismo, desculpas e justificativas.

Autodisciplina: É conseguir dominar a arte de disciplinar a si mesmo, com autocontrole, autoconhecimento, autonomia e ser um autodidata, sempre correr atrás de conhecimento explícito (teórico) e tácito (prático).

E por último, jogar pra vencer é entender que o conhecimento é inimigo do aprendizado, pois quando achamos que já sabemos de algo, caímos na armadilha e paramos de aprender ou nos atualizar sobre o assunto.

Ou seja, é sempre um processo de aprendizado. Então, se você ainda não alcançou o que deseja é por falta de conhecimento, seja ele explícito (teórico) ou tácito (prático). Mas eu gostaria de fazer uma pergunta: Este ano você vai jogar pra vencer ou deixar a vida te levar?

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